[ISTE 2018] Reta Final da Maior Conferência EdTech do Mundo

[ISTE 2018] Reta Final da Maior Conferência EdTech do Mundo

Último dia ISTE! Uma mistura de sentimentos – o cansaço já batendo forte, mas a sensação de que estava chegando ao fim dava vontade de querer estar em todos os lugares ao mesmo tempo. O ISTE é uma conferência tão grande que entre sessões de pôster, playgrounds, palestras, workshops, todos acontecendo concomitantemente, você sempre fica com a sensação de que está perdendo alguma coisa.

Comecei meu dia com mais um workshop de VR e AR e não me arrependi! Pude conhecer outra autora de um livro que já tinha lido e gostado muito, a Jaime Donally, autora do livro Learning Transported. Ela tem um chat semanal no Twitter pela hashtag #ARVRinEDU e cada semana ela fala sobre um app ou recurso diferente.

Novamente, o Merge Cube foi o astro da vez! Há diversos apps disponíveis para serem usados com o cubo (no site miniverse há uma curadoria de apps para serem usados com o cubo) e alguns que ela mostrou foram o 3dc (para criar objetos em 3D) junto com o Object Viewer (para vê-los).

Ah, se você não tem o seu cubo e está ficando louco pra ter um , não se preocupe, nesse link aqui você consegue imprimir o seu! É só conseguir uma caixa ou papelão, montar seu cubo, cobrir de cartolina preta e colar as faces do cubo! Prontinho!  A Merge lançou depois do ISTE educacional com recursos em AR e VR para serem usados com o cubo e com os óculos, vale dar uma passeada por lá! https://edu.mergevr.com

Outros apps que ela mostrou além dos que eu já mencionei do meu post do dia 2 foram: AR Moon (para visitar a lua – e você pode de fato caminhar por la!), Catchy Words AR (spelling em realidade aumentada – é desafiador, é um trabalho físico e portanto tende a ser mais memorável), e Orb (blocos de montar em realidade aumentada).

Depois decidi ir a outro workshop, esse sobre o uso da Alexa, a assistente virtual da Amazon na sala de aula. Durante a conferência, vi alguns pôsteres sobre a Alexa e tinha ficado bem curiosa. Nossa, quanta ideia legal que uma assistente virtual pode fazer em sala! Por que não deixar que os alunos chequem respostas com ela ao invés do professor? Se os alunos tiverem alguma pergunta, precisarem pesquisar alguma coisa, por que não perguntar para a Alexa? É uma forma de ter respostas sem a distração de anúncios, por exemplo! Alexa pode te ajudar com o gerenciamento de sala de aula, ajudando a escolher um aluno ou colocar um timer – “Alexa, pick a number!”/ “Alexa, set a 2-minute timer”. Isso sem contar nos apps que você pode instalar para pedir para que a Alexa faça coisas mais específicas para você! Já há inclusive app para gerenciamento de sala de aula! =0

E fechamos o ISTE com uma TED Talk e uma Keynote. A TED Talk foi de Christine Klynen, sobre o prazer de aprender. Ela falou de como educadores são antes de mais nada aprendizes e não podem perder o prazer de aprender. De como o crescimento é abrir espaço para as ideias dos outros e também para as ideias que você ainda não teve. De como precisamos ser destemidos no nosso crescimento. De como precisamos ter uma jornada de crescimento ativa, com um crescimento sistêmico e sustentável. Que sejamos aprendizes de jardim de infância adultos.

Nadia Lopez, autora de The Bridge to Brilliance, foi responsável por fechar o ISTE 2018. Ela contou um pouco de sua história e de como foi sempre instigada e criar e ver possibilidades. Ela foi exposta à tecnologia desde cedo, o que a levou a querer seguir nessa carreira, mesmo contra a vontade de seu pai. Nadia ficou conhecida depois que um dos seus alunos apareceu no blog Humans of New York e disse que a maior influência na sua vida era sua diretora, Nadia. Isso a inspirou a fazer ainda mais pelos seus alunos. Segundo Nadia, não é só a questão do aprendizado é sobre alimentar a alma dos educadores. Nós criamos possibilidades e a esperança do futuro está nas nossas mãos hoje.

E é com essa mensagem que eu me despeço do ISTE e dos meus relatos por aqui. Espero que eu tenha alimentado um pouquinho a alma de cada um e inspirado todos a criar possibilidades para nossos alunos!

………..

Confira as novidades de cada dia da Roberta no ISTE 2018.

Carla Arena
Carla Arena

Malabarista, curiosa, eterna aprendiz, geek, educadora. Carla é apaixonada por aprender e retribuir. Por isso, se tornou professora e focou em desenhar experiências de aprendizagem para educadores e gestores. Carla sente-se privilegiada em ter trabalhado por 17 anos em uma Binacional em Brasília, a Casa Thomas Jefferson, onde foi Coordenadora do Departamento de Inovação e Tecnologias. Adora estar cercada por pessoas que a inspiram. Para Carla, ser AMPLIFICA significa começar movimentos, conectar educadores e profissionais fantásticos em busca de novos horizontes no meio digital.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.