fbpx

Definição de um Grupo de Aprendizagem

Definição de um Grupo de Aprendizagem


 
Estou atualmente engajada em um curso online do Project Zero, importante divisão de pesquisa da Harvard Graduate School of Education. O curso, intitulado “Making Learning Visible” (Tornando a Aprendizagem Visível) explora toda a potencialidade da pedagogia adotada pelas escolas da região de Reggio Emilia na Itália, onde existe uma tradição no que eles chamam de “pedagogia da escuta”, adotando práticas de documentação intencional da aprendizagem como elemento determinante das decisões pedagógicas de professores com relação ao currículo e às experiências de aprendizagem que propiciarão maior engajamento das crianças.

Uma das crenças essenciais dos profissionais mergulhados nessa linha de pesquisa e pedagogia é a de que a aprendizagem é amplamente potencializada pelo trabalho em grupos de aprendizagem. Abaixo compartilho com vocês uma tradução minha de um breve texto do Project Zero que define o que é um grupo de aprendizagem.

 

DEFINIÇÃO DE UM GRUPO DE APRENDIZAGEM

 

Uma coleção de pessoas emocionalmente, intelectualmente, e esteticamente envolvidos na solução de problemas, criando produtos e sentido – um conjunto no qual cada pessoa aprende de forma autônoma e através dos jeitos de aprender dos outros. Por grupo, nos referimos tanto ao aprendizado de indivíduos que é promovido por estar em grupo quanto a um tipo de aprendizado mais distribuído que não reside na cabeça de nenhum indivíduo. Em vez de focar apenas no que o indivíduo sabe, o objetivo é construir um corpo coletivo de conhecimento; os grupos de aprendizado se esforçam para criar entendimentos compartilhados publicamente.

Entendemos como ‘aprender’ os processos e resultados de aprendizagem envolvidos na solução de problemas e na criação produtos considerados significativos em uma cultura (Gardner, 1983). Ao invés de se concentrar em ‘pedaços’ de informação que podem ser reproduzidos através de perguntas com respostas simples, esse tipo de aprendizado está situado na solução de problemas do mundo real e envolve os alunos cognitivamente, emocionalmente e esteticamente.

 

QUATRO CARACTERÍSTICAS DA APRENDIZAGEM EM GRUPO

 

1. Os membros dos grupos de aprendizagem incluem adultos e crianças.
2. Documentar os processos de aprendizagem das crianças ajuda a tornar a aprendizagem visível e molda o aprendizado que ocorre.
3. Os membros dos grupos de aprendizagem estão envolvidos nas dimensões emocional e estética, bem como na dimensão intelectual da aprendizagem.
4. O foco da aprendizagem em grupos se estende além da aprendizagem de indivíduos para criar um corpo coletivo de conhecimento.

 

OUTROS ASPECTOS DOS GRUPOS DE APRENDIZAGEM

 

• A composição do grupo (tamanho, idade, competências, interesses, amizades, sugestões das próprias crianças, etc.) é uma consideração importante sobre como o grupo funciona e aprende.
• Os grupos de aprendizado também compartilham o foco em aprender como aprender em um grupo e entender o compreensão dos outros.
• O que um grupo de aprendizagem aprende geralmente está relacionado à forma como o grupo aprende.
A aprendizagem em grupo é fundamental para a construção da aprendizagem individual.

Clarissa
clarissa

Clarissa é uma educadora que busca inspirar outros educadores a inovar de dentro para fora.

3 Comments
  • Mariliane cordeiro
    Posted at 16:03, 18 de novembro de 2019

    Muito interessante e esclarecedor essa forma do trabalho em grupo, depois dessa informação é impossível trabalhar em grupo de forma diferente.

    • Carla Arena
      Carla Arena
      Posted at 16:25, 18 de novembro de 2019

      Que bom, Mariliane, que curtiu e já está pensando em novas formas de pensar as atividades em grupo.

  • Rosa
    Posted at 16:02, 22 de novembro de 2019

    Realizar trabalhos em grupo é, por vezes, desafiador, pois alguns alunos não entendem a importância dessa atividade para o seu crescimento individual e coletivo.
    Amei o material.