fbpx

[Google Classroom] 5 Anos de Aprendizagem Colaborativa



Em 2014, o Google for Education entrava no Brasil. No mesmo ano surge o Google Classroom, e eu e a Samara fomos selecionadas para a Academia de Inovação para Google Innovators que na época era chamada de Google Teacher Academy. Parece que foi alinhamento do Universo. 2014, o ano em que o significado de aprendizagem colaborativa e conectada ganhou novo significado com novas práticas digitais e novas oportunidades para evoluirmos com nossa comunidade. Uma nova lógica de pensarmos o aprendizado com uma plataforma digital potente e fluida. Ainda me lembro do vídeo que a gente sempre compartilhava da professora senhorinha, trazendo toda a simplicidade do Classroom e a mensagem de que era para todos.


Começamos com o Classroom na Casa Thomas Jefferson logo que ele foi lançado, e criamos um projeto que iniciou com dois professores e a Clarissa Bezerra que na época era Supervisora Acadêmica. Evoluiu para 13, depois 33 e foi para outro nível na Nuvem com mais de 100 professores engajados. A Cla contou essa trajetória com os detalhes no post sobre esta nossa experiência inicial incrível que nos deu a certeza de que havia algo ali poderoso. Foi a primeira vez que um projeto com a incorporação de tecnologias educacionais tinha tanta aderência entre os professores com uma adesão que nem a gente esperava. Foram muitos os aprendizados. O primeiro foi a forma como trabalhamos no projeto de forma estruturada e documentada em todas as fases, envolvendo inicialmente um grupo menor, e depois expandindo a experiência para um grupo de multiplicadores até o ponto em que os professores solicitavam a participação no projeto. Pensamos nos detalhes de comunicação com pais e alunos, tutoriais, tudo sistematizado para que os desafios inerentes a qualquer projeto fossem mitigados.

Contamos no nosso Case no Edu On Air que foi ao ar para todo o mundo em 2015. E confira aqui o nosso primeiro post sobre o projeto.





Continuamos evoluindo na integração do Google Classroom até chegarmos ao que chamamos de Learning Labs, módulos em pílulas, desenvolvidos no Classroom para que os professores não só aprendessem sobre novas tecnologias do pacote do G Suite for Education, mas que também vivenciassem o uso do Classroom como alunos. Nosso desafio era criar um ecossistema contínuo de aprendizado, com o seguinte desafio: Como criar uma cultura de aprendizado entre os professores? Como fazer com que o desenvolvimento profissional se alinhasse às suas rotinas de agenda cheia?

5 anos se foram, e nós aqui com 4 anos de Amplifica. Desde o início também buscamos utilizar o Classroom como plataforma de conexão, colaboração e principalmente de sistematização do aprendizado com trilhas para educadores e líderes Educacionais. Começamos com a proposta do Amplifica 20, que era uma extensão do Seminário Amplifica. Evoluímos, mudamos a maneira de usar o Classroom. Entendemos suas diferentes formas e o utilizamos em todo o seu potencial. Somos fàs!  O mais promissor, no entanto, é ver que os desenvolvedores de Produtos do Google escutam os educadores, e a cada ano, O Classroom evolui assim como nós, sempre com mais funcionalidades e potencial. Se no seu início,  a proposta era  resolver um dos maiores desafios do professor, o número de papéis e tarefas que o professor tinha que controlar, agora vai muito além, desde a parte estruturada de notas e rubricas para facilitar processos avaliativos, como formas fluidas de interação que propiciam a exploração e aprendizagem.

Hoje nossa trilha de preparação para as Certificações do Google para educadores está lá, atividades pré e pós evento, cursos online que fizemos para parceiros como a Safernet e Nova Escola,formações com temas específico e, em breve, nossos cursos online do #amplificadigital com muitas novidades e trilhas únicas para educadores e líderes educacionais.

Se você me perguntasse, mas porque utilizar o Classroom e não outras plataformas? A minha resposta é sempre multifacetada:

★ Porque é fluido e dinâmico, mas em consonância com nossa forma hiperlinkada de navegação
★ Porque me dá a flexibilidade que preciso para criar as trilhas formativas sem burocracia ou perda de tempo
★ Porque tem desenvolvedores que nos escutam e evoluem com a gente
★ Porque tem aplicativo no celular e quando se trata de processos de aprendizagem, ter a parte mobile é essencial
★ Porque a navegação é simples e intuitivo, sem distratores
★ Porque é totalmente integrado às outras ferramentas do G Suite
★ Porque tem o botão mágico que faz a cópia de um modelo meu para cada aluno, renomeia, e cria uma pasta no meu Drive que deixa tudo organizado para mim
★ Porque funciona
★ Porque nos proporciona um repositório incrível de recursos e conversas de forma estruturada, mas sem ser engessada
★ Porque o Classroom é o que eu preciso que ele seja de acordo com o contexto das formações

Que venham mais 5 anos sempre em movimento e com muito aprendizado.

E, para celebrarmos, aqui vai nossa playlist com super dicas de uso do Google Classroom antes, durante e depois da aula para que você se jogue e deixe a imaginação de levar, com seus alunos, a lugares incríveis.

Carla Arena
Carla Arena

Malabarista, curiosa, eterna aprendiz, geek, educadora. Carla é apaixonada por aprender e retribuir. Por isso, se tornou professora e focou em desenhar experiências de aprendizagem para educadores e gestores. Carla sente-se privilegiada em ter trabalhado por 17 anos em uma Binacional em Brasília, a Casa Thomas Jefferson, onde foi Coordenadora do Departamento de Inovação e Tecnologias. Adora estar cercada por pessoas que a inspiram. Para Carla, ser AMPLIFICA significa começar movimentos, conectar educadores e profissionais fantásticos em busca de novos horizontes no meio digital.

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website

um × três =