fbpx

A jornada do Bootcamp Educador Nível 1

Recebemos da educadora Sandra dos Santos Elias um feedback todo especial sobre sua jornada em uma das turmas do Bootcamp Amplifica Educador Nível 1. Após a aprovação na prova de certificação, Sandra decidiu compartilhar sua jornada de sucesso conosco. Agora vamos estender esse compartilhamento e apresentar a história dela para todos que desejam trilhar essa jornada também.

 

Algumas dicas para Certificação Nível 1

Sandra dos Santos Elias


Espero contribuir para que vocês fiquem tranquilos no momento da realização da prova. Recebemos do Amplifica todas as condições e ferramentas necessárias para encararmos esse desafio. É lógico que cada pessoa reage de forma diferente. Eu fiquei nervosa sim… mas, no dia algo que me ajudou muito: Tive uma boa noite de sono. Tomei um café reforçado, antes da prova fui várias vezes ao banheiro para aguentar sem levantar, tomei um prato de sopa de legumes, assim fiquei bem abastecida e rezei.

 

ANTES DA PROVA:

 

  • Assista a live da Dani várias vezes. E tente fazer os cenários. Faça uma das vezes somente a ouvindo e depois somente lendo as atividades. Aconteceu comigo: quando estava lendo os cenários e fazendo sem vídeo, esquecia onde tinha que clicar para achar a opção…
  • Abra cada ferramenta do G Suíte Education e somente olhe para ela. Parece óbvio, mas se você parar para “observar” perceberá que tem algumas diferenças que fazem parte da característica da ferramenta, por exemplo: cor do botão compartilhar, o que fica a direita, o que fica embaixo, no meio, onde inserir imagem, vídeo, ou como funciona o mesmo recurso em cada uma. Qual se comunica com a outra.
  • Estude no Teacher Center. É importante que durante a prova você realmente saiba o conteúdo para responder com segurança as questões. As perguntas são bem parecidas, não iguais. Mas se você estudou saberá logo a resposta. E não perderá tempo. Eu tinha tanta certeza que não cliquei em Revisar mais tarde em nenhuma, mas utilize esse recurso se ficar em dúvida, porque no final poderá voltar para refletir melhor e escolher com mais firmeza.
  • Quando solicitar o voucher leia todas as instruções que o Amplifica envia. E assista novamente o vídeo com as dicas. Ajudou muito no momento de me cadastrar para a prova. Tem tudo lá bem explicado. E as dicas do líder do GEG Manaus, Reinier foram muito importantes para mim. Li duas vezes.
  • Quando se inscrever para o exame seguindo as orientações recebidas pelo Amplifica, você receberá dois emails. No segundo email virá uma conta nova de email, login e a senha que serão usados para iniciar a prova. O que eu fiz: Selecionei todo esse conteúdo e gravei em pdf na área de trabalho do meu notebook. Por quê? Como eles pedem para sair de todas as suas contas Google, se acontecer de você fechar a prova, terá na área de trabalho as orientações recebidas. Por isso a importância de fixar a guia da prova.
  • Ainda falando do segundo email recebido, leia todas as informações, porque facilitará e dará tranquilidade para logar na plataforma do exame.
  • Escolha o local onde fará a prova. Fiquei bem perto do roteador para não ter problema de conexão e verifiquei se o meu navegador estava atualizado, conforme solicitado no email recebido.

 

DIA DA PROVA:

 

  • Saia de todas as Contas Google que estiverem abertas. Isso é muito importante.
  • Lembre de abrir a janela anônima, colar o link que recebeu e a senha. Será solicitado que crie uma nova senha, tudo isso está bem explicado no email que enviam para você. Leia com atenção.
  • Fixar a aba da prova é essencial! Assim que abrir sua prova é a primeira atividade que você deve fazer, porque não corre o risco de fechar a prova sem querer.
  • Deixe aberta também a aba do drive, assim facilita o acesso a todo material da prova e também o acesso às ferramentas do Google.
  • Uma outra dica que logo percebi, porque gosto de analisar o todo, quando aparecia um teste de múltipla escolha, bem em cima da tela (role a tela para cima) tem um número. Ex: 1 (isso quer dizer que tem somente uma alternativa para ser assinalada), 3 (três alternativas) e assim por diante, esse detalhe foi essencial para mim. Cada pergunta pode ter 1 alternativa a ser assinalada, 2, 3, etc…
  • Nas questões de arrastar tenho uma super dica: Leia o que está sendo pedido. Nessas questões eu demorei para entender. Mas é pura interpretação de texto. O que está sendo pedido, por isso leia e releia o enunciado, o que está na tela e role a tela para baixo, porque às vezes as informações não cabem na mesma e você pode não perceber que tem mais conteúdo abaixo. Arraste e espere encaixar no local correto. Confira. Releia se é realmente o solicitado.
  • Nos cenários: Leia com cuidado cada atividade e fique atento aos nomes que aparecem, tanto dos arquivos, quanto das pessoas. E… principalmente onde será gravado o desafio proposto. Cuidado para não se perder no drive. Muita atenção!!!!!!

 

Educadora Sandra Elias estudando para realização da prova de certificação. Imagem enviada pela educadora.

 

  • Um incidente que ocorreu comigo durante a prova: costumo ampliar a visualização da minha tela usando o (CTRL +). E… em algumas ferramentas não é possível visualizar algumas funções na parte debaixo da tela e não aparece a barra de rolagem. O botão com o recurso está lá embaixo, mas não dá para visualizar porque a tela está maior. Use (CTRL -) e isso será resolvido. Ufa! Fiquei nervosa, mas respirei fundo e comecei a analisar a situação. Eu sabia usar o recurso da ferramenta, mas não aparecia o botão para continuar porque estava escondido. Por isso é importante treinar, quando se tem familiaridade com a ferramenta você tem certeza que está faltando algo e onde deveria aparecer. Observe a ferramenta, lembra?
  • Quando você cria um grupo, um formulário, uma sala de aula, um documento, uma apresentação, entre outros muitas vezes esse processo demora um pouco. Parece que o computador travou. Respire! Espere. Tem tempo! Observe com cuidado tudo o que está acontecendo. Falo isso porque fazemos tudo no automático e perdemos os detalhes. E nesse caso os detalhes são importantíssimos e muito claros. Só precisamos ler com mais calma e por que não lermos mais de uma vez? Não se apavore! Dá tempo!!!
  • Antes de passar para o próximo cenário eu dava uma lidinha novamente para verificar se tinha esquecido de algo. Por duas vezes realmente tinha esquecido. Valeu a releitura.
  • E só fechava a aba da atividade concluída depois de ler o próximo cenário, porque se fosse uma continuação eu não perdia tempo em reabrir a atividade para continuar. Isso facilitou em alguns momentos. – Mais uma vez indico rolar a tela para ver se não tem nada embaixo, às vezes o exercício / documento / arquivo é longo e não cabe na tela.
  • Treine as fórmulas da planilha e se familiarize com os gráficos.
  • E… a última… Pense que para usar o YouTube se você está em uma conta nova precisa criar um canal. Verifique como se faz isso. Vai precisar.
  • Boa sorte e tudo o que estudamos cai. Não tem nada novo. Só precisa atenção. Não é isso que falamos aos nossos alunos no momento da prova? Tenham tranquilidade, façam com calma a prova, leiam atentamente o enunciado, concentrem-se, os detalhes são importantes… Estou torcendo por vocês, que são capazes, maravilhosos e dedicados!
  • Espero ter ajudado! A prova é mais simples do que pensava. Só precisa atenção! Terminei a prova em menos de 2 horas, no dia 17.07.2019.

 

Para vocês rirem: para treinar e testar, criei várias vezes muitos grupos, agendas, mensagens, avisos, formulários, hangouts, etc e compartilhei sempre com meu marido e meus dois filhos. Depois que a prova passou eles enviaram uma mensagem com os dizeres “Parabéns, agora estamos livres de seus inúmeros convites? kkkkkkk”. Eu respondi. “Agora que eles vão começar de verdade… aqueles eram somente testes…” kkkkkkk

 

 

Sandra dos Santos Elias
Uma eterna aprendiz!

Novas turmas do Bootcamp estão abertas. Inscreva-se no http://amplifica.org/bootcamp

Team Amplifica
Team Amplifica
No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website

18 + dez =