Ampliflix #9 – Distintivos Digitais Para Avaliar Projetos e Atividades em Sala de Aula

Ampliflix #9 – Distintivos Digitais Para Avaliar Projetos e Atividades em Sala de Aula

A gamificação, utilizar recursos de jogos em outras situações, é muitas vezes mal vista por ser aplicada de forma equivocada. Há também um entendimento errado sobre o conceito. Não é ter leaderboard, dar pontos, prêmios ou badges, os tais dos distintivos digitais. Vai muito, mas muito além.

E para quem quer entender um pouco mais sobre o assunto, vale explorar o Octalysis, um framework de gamificação que mostra como explorar os core drives, significado, empoderamento, influência social, imprevisibilidade, prevenção, escassez, pertencimento/apropriação e realização, para ter um impacto positivo no comportamento humano. Você vai perceber que as estratégias são diversas e dependerão muito do objetivo que se quer atingir e do “drive”.

Mas, neste Ampliflix, o foco será em uma das várias estratégias de gamificação, o uso de distintivos digitais.

Veja os principais pontos:

E a nossa Live:

Carla Arena
Carla Arena

Malabarista, curiosa, eterna aprendiz, geek, educadora. Carla é apaixonada por aprender e retribuir. Por isso, se tornou professora e focou em desenhar experiências de aprendizagem para educadores e gestores. Carla sente-se privilegiada em ter trabalhado por 17 anos em uma Binacional em Brasília, a Casa Thomas Jefferson, onde foi Coordenadora do Departamento de Inovação e Tencologias. Adora estar cercada por pessoas que a inspiram. Para Carla, ser AMPLIFICA significa começar movimentos, conectar educadores e profissionais fantásticos em busca de novos horizontes no meio digital.

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website

11 + treze =