Ampliflix #6 – Como Organizar e Registrar Projetos Digitais

Ampliflix #6 – Como Organizar e Registrar Projetos Digitais

Quando conversamos com os educadores, descobrimos tesouros escondidos em pastas, em pen drives. E nos desesperamos. Trabalho que é bacana, tem que ser organizado, compartilhado e tem que deixar seu legado não só para os alunos que participaram da atividade, como também para os próximos. Nossa função enquanto educadores vai além da sala de aula, reflete muito da nossa função social de expandirmos boas práticas, criarmos modelos lindos para outras turmas, outros anos, outras escolas por aqui e pelo mundo. Nossa missão é de expansão educacional e não de confinamento às paredes da escola. É a ampliação das possibilidades para outros educadores que vêm por meio da inspiração que geramos com nossos próprios projetos digitais. Nos desesperamos porque muitos destes projetos se perdem, não são estruturados para que deixem sua marca no mundo. E a audiência deles somos todos nós. Uma audiência autêntica, responsiva, e que pode contribuir com comentários, com questionamentos e até mesmo com a utilização das ideias que encontram no registro em seus próprios projetos.

Professores e líderes educacionais realizam trabalhos incríveis, especiais, inovadores. E certamente poderiam servir de exemplo para muitos outros educadores. Mas onde estão os registros e os legados que deixam quando fazem projetos com os alunos? Como fica a organização do trabalho? Como organizam as instruções para os alunos? O roteiro para a realização da atividade está claro? E os critérios de avaliação? E como e onde o projeto será publicado?

São estes os questionamentos que fizemos nesta Live sobre Projetos Digitais. E demos alguns exemplos de como podem ser organizados.

Aqui estão os Slides com as referências para os projetos:

Pinterest como pré-projeto
Exemplo de painel do Pinterest como ativação para um grupo de professores
Exemplo de painel do Pinterest como agregador dos projeots

Coleções do Google Plus como agregador
Exemplo do uso de Coleções da professora Fernanda Valentim com os alunos de Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília
Playlists no Youtube utilizando as hashtags do projeto ou o professor deixando as configurações para o próprio aluno incluir seu vídeo na playlist
Google Drive para a entrega dos trabalhos (configurar no compartilhamento para que todos os alunos possam editar e dar upload na pasta do projeto)
Wikispaces e Pbworks como excelentes opções para organizar e registrar todas as etapas do projeto
Exemplo com Wikispaces:
vanguardamaristao.wikispaces.com/ 
espanholmaristao.wikispaces.com
schoolexchange.wikispaces.com/

E você, como tem organizado seus projetos digitais? Onde deixa para uso futuro de outros grupos? Como estrutura as etapas?
Que tal compartilhar com a gente algumas ideias?

Carla Arena
Carla Arena

Malabarista, curiosa, eterna aprendiz, geek, educadora. Carla é apaixonada por aprender e retribuir. Por isso, se tornou professora e focou em desenhar experiências de aprendizagem para educadores e gestores. Carla sente-se privilegiada em ter trabalhado por 17 anos em uma Binacional em Brasília, a Casa Thomas Jefferson, onde foi Coordenadora do Departamento de Inovação e Tencologias. Adora estar cercada por pessoas que a inspiram. Para Carla, ser AMPLIFICA significa começar movimentos, conectar educadores e profissionais fantásticos em busca de novos horizontes no meio digital.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.