Ampliflix #40 – Projetos Educacionais no Nosso Radar

Ampliflix #40 – Projetos Educacionais no Nosso Radar

O nosso radar está sempre ligado para projetos educacionais que engajam, encantam e transformam. Confira o que educadores de todo o Brasil estão fazendo em suas salas de aula e muito além delas com seus alunos.

 

As contribuições desta lista vem da nossa rede. Não cansamos de agradecer a todos pelas dicas preciosas. São verdadeiros achados. Confira:

Caindo no Brasil – Comandada por Caio Dib, é uma plataforma que apoio soluções para combater a evasão escolar no ensino básico

Projetos Educacionais dos Google Innovators no Mundo

Projetos de Inovação dos Google Innovators do Brasil 2017

Projeto Google Mirins – Proporcionar para crianças e adolescentes o primeiro acesso ao e-mail Gmail e interação nas ferramentas Google; utilizar a ferramenta Google para pesquisa nas atividades, bem como auxiliar as crianças na criação em colaboração nos aplicativos.

Projeto Ecos –  Unindo ecologia e eco para divulgar o trabalho de educação ambiental dos alunos do fundamental 2 do Colégio COC Novomundo, nasceu o Projeto ECOS.
O mesmo envolverá tecnologia e meio ambiente inserindo atividades como: projeto legado empreendedor para resolver problemas com resíduos, projeto Forte por trás das câmeras, que contará com a análise do meio ambiente do bairro onde a escola está inserida utilizando a fotografia e a gestão deste material por meio de um blogger e insta, com notícias e entrevistas semanais.

O Projeto de Inovação na Licenciatura em Química do IFSP Campus Capivari

Professor Criativo – tem o objetivo de oferecer a professores e pesquisadores conteúdo capaz de fomentar a discussão sobre inovação e criatividade nas práticas pedagógicas. Mais do que uma série de publicações, a iniciativa pretende reunir professores criativos e inovadores em uma comunidade de produção e compartilhamento de conhecimento que contribua efetivamente para a construção de novos cenários de aprendizagem

Professores Transformadores – rede de troca de conteúdo e diálogo entre professores, demais profissionais da área da Educação e estudantes de licenciatura. Com esse público transformador reunido, a ideia, então, é facilitar o estabelecimento de parcerias e desenvolver estratégias de capacitação continuada

Laboratório de Leitura e Produção Textual

Criativos da Escola – encoraja crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança. O protagonismo, a empatia, a criatividade e o trabalho em equipe são os pilares centrais deste projeto que busca envolver e estimular educandos e educadores de diferentes áreas no engajamento e na atuação em suas comunidades. A iniciativa faz parte do Design for Change, movimento global que surgiu na Índia e está presente em 65 países, inspirando mais de 2,2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo.

Programa Pense Grande – programa educacional da Fundação Telefônica, em parceria com o Impact Hub e o Centro Paula Souza, que trabalha com o desenvolvimento de jovens entre 15 e 29 anos e com a criação de novos empreendimentos por parte desses jovens. O objetivo do programa é empoderar o jovem que vive longe das áreas de elite de grandes centros urbanos, trabalhando sua identidade como empreendedor, fornecendo ferramentas tecnológicas habilitadoras e uma metodologia de como empreender.

Inventkids – valorizar a infância e dar outro tom para o desenvolvimento das competências socioemocionais que envolve as capacidades de atingir objetivos (perseverança, autocontrole, entusiasmo para atingir objetivos), trabalhar com os outros (cordialidade, respeito, cuidado) e gerir emoções (calma, otimismo e confiança).

Electi Educacional – cocria, facilita e transforma com os jovens

Perseguidxs – Insta em que alunos contam histórias de bullying, assédio, discriminação

Voix the Game – jogo de empoderamento social para combater preconceitos, entre eles, o bullying nas escolas.

Projeto Onde Vivo  – Histórias locais e pessoais, contadas por estudantes, que expressam o Brasil do século 21.

FNDE Educa – Programa de escolarização para os funcionários da FNDE. Será que a sua instituição educacional está olhando para seus próprios empregados e colaboradores?

Mystery Hangout – Projeto de conexão entre turmas das Google Innovators Clarissa Bezerra e Alice Turíbio

SOS Educação – Dicas para pais e educadores

Grupo JEDAI – Jogos de tabuleiro modernos como material didático

Programa Formar da Fundação Lemann – parceria entre a Fundação Lemann e redes públicas de educação de todo o Brasil. Promovemos e alinhamos esforços entre secretarias de educação e escolas, diminuindo distâncias, apoiando os educadores em seu desenvolvimento profissional e aperfeiçoando as práticas de gestão e os processos pedagógicos.

Robótica na Sucata – focado na construção de utensílios a partir de lixo retirado das ruas de São Paulo, como forma de mediar a construção de conhecimento de conteúdos curriculares, de eletrônica e de robótica.

Mattics – estúdio de games criado na escola pública brasileira, se constitui como um cenário de pesquisa, inovação e formação. Propõe soluções locais a partir da construção de conhecimento matemático e a produção de tecnologia utilizando programação, robótica e materiais de eletrônica a partir de situações investigativas, exploratórias e criativas.

Aplicativos Educativos – Blog que mostra o uso de aplicativos em sala de aula

Applied Digital Skills do Google  – Curriculum online gratuito

Ponte para a Paz – Curso online de criatividade mediação de conflitos e indisciplinas escolares pela Menthor

Círculos meditativos – Meditação para crianças

CTJ Makerspace – Cultura Maker bilingue

Vídeos sobre como usar as ferramentas Google

Série de vídeos sobre Tecnologias Educacionais da Google Innovator Daiane Grassi

Bailarinas Porque Não – Projeto de balé em Brasília para mulheres, e no vídeo da Caravela mostra um projeto de dança das filhas adultas com suas mães

 

 

 

 

Carla Arena
Carla Arena

Malabarista, curiosa, eterna aprendiz, geek, educadora. Carla é apaixonada por aprender e retribuir. Por isso, se tornou professora e focou em desenhar experiências de aprendizagem para educadores e gestores. Carla sente-se privilegiada em ter trabalhado por 17 anos em uma Binacional em Brasília, a Casa Thomas Jefferson, onde foi Coordenadora do Departamento de Inovação e Tecnologias. Adora estar cercada por pessoas que a inspiram. Para Carla, ser AMPLIFICA significa começar movimentos, conectar educadores e profissionais fantásticos em busca de novos horizontes no meio digital.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.