Ampliflix 32 – Amplificando em 2018: Estratégias que Funcionam

Ampliflix 32 – Amplificando em 2018: Estratégias que Funcionam

Confira esta LIVE, #ampliflix32:

E quantas promessas ao vento, quantas frustrações de anos que nos fazemos acreditar que o ano seguinte será diferente? Mais magro, mais produtivo, outra vida, nova vida. E o ciclo vicioso se perpetua e parece que nos decepcionamos ano após ano com nossas profecias sem concretude.

Mas e que tal continuarmos nos dando uma chance? E se mudarmos a estratégia, o foco ou a pergunta? Quem sabe a mágica não venha daí? E estamos aqui para ajudá-lo/ajudá-la na sua missão que algumas ideias simples, mas que podem fazer algo de diferente por ser 2018. Não custa tentar, né?

E começo com um que meu marido fez comigo logo depois de uma imersão de liderança executiva no AMANA KEY Registrei no Evernote na época (hoje provavelmente seria no Google Drive) e olhando para trás, vejo como o que escrevi me guia até hoje. Pronto para testar?

  • Escreva os seus pontos fortes.
  • Escreva as competências que quer desenvolver.
  • Pergunte para algumas pessoas quais as competências que você tem (e que você nem sabe que tem!).
  • Escreva o que você mais valoriza na vida.

Finalizou esta parte?

  • Agora escreva uma frase que comece com No meu mundo ideal, eu…(inclua o que faria com seus pontos fortes e as competências que descobriu, bem como com as competências que quer desenvolver e também incluindo o que você mais valoriza nessa vida)
  • Leia sua frase e agora a próxima frase, escreva O propósito da minha vida é … (incluindo novamente os elementos da primeira etapa).

Obviamente você não vai realizar o que colocou de cara. É um propósito de vida! Mas e se quebrar em partes tangíveis e atingíveis, pequenas e mensuráveis? Defina o que do seu propósito e do seu mundo ideal você pode realizar para chegar mais próximo de sua completude. Não escreva em papel. Coloque em uma agenda digital que te dê alguns alertas durante o ano das pequenas ações para chegar lá.

Escrevi a minha frase em 2013. Hoje, me assustei ao relê-la pela primeira vez em 4 anos. Estou dentro do fluxo. Estou realizando o meu propósito de vida e percebi que só falta agora ir atrás de uma parte que ainda quero fazer com minha família. Já coloco como objetivo para 2018.

Uma segunda ideia mais simples e direta, mas que também já testei e super funcionou.
Com uma grande amiga, a Clarissa, e a minha irmã Justine, em uma viagem, escrevemos “De 2016 não passa…” no dia do aniversário da Just. Sei até o horário porque ficou registrado. 9:00, horário de Brasília, mas estávamos em um outro fuso, celebrando em um almoço. Qual foi nossa estratégia?

Anotar no Google Keep e colocar um lembrete que se integra ao Google Calendar. Eu realizei o que tinha colocado no post-it digital, Justine também. E com a Cla, eu tinha um objetivo comum que não conseguimos, mas fizemos tudo ao nosso alcance para conseguir naquele ano que era fazer um mestrado no The New School. Acredito que o cosmo tenha nos dado seu recado de que não era o momento, e não era mesmo, porque nossos rumos mudaram a partir dali para mudanças e acontecimentos muito mais profundos que precisavam de nossa atenção.

Saia do modo contemplativo e do campo das ideias para a ação. E uma dica importante é ter movimentos que virem ações mesmo e não resoluções tão mirabolantes que já estão fadadas ao insucesso. Exemplo simples. Neste ano vou emagrecer 20 kilos. Come on! Já deu preguiça. E que tal essa super dica do Charles Duhigg do livro o Poder do hábito? Em seu post de como fazer uma resolução perdurar e se realizar:

  • Crie gatilhos que te lembrem de sua decisão
  • Estabeleça suas recompensas
  • Execute sua rotina (quando tiver a dica, realize o que se propôs e seja recompensado por isso até que vire um hábito)

Também escreva sua resolução como uma fórmula, “Este ano, quando eu vir/ouvir______ (sua dica visual, seu alarme, seu amigo), farei _________(ação) para ter/receber ______ (sua recompensa)”. DICA: escreva em um meio digital que você acesse de qualquer lugar.

by Charles Duhigg

Resumindo as dicas:

  • Escreva resoluções que sejam pequenas, mensuráveis e as tangibilize por meio de uma escrita como fórmula.
  • Use meios digitais para que você seja lembrado dessas resoluções durante o ano (o Google Calendar inclusive pode ser ajustado para te lembrar de tempos em tempos).
  • Convide amigos, colegas de trabalho ou família para fazerem parte das suas resoluções ou, pelo menos, comunicá-los. Aprendi ao longo dos ano que quando compartilhamos uma decisão ou sonho com outros, jogamos para o universo e tudo começa a entrar em movimento.

Quer um empurrãozinho para 2018? Vamos te ajudar.
Preencha este formulário com sua resolução do ano que iremos te lembrar durante o ano e te dar uma incentivada para persistir, insistir e realizar: http://bit.ly/2018todomeu

Quer um post relacionado que amamos? Do nosso querido amigo Larry Ferlazzo, The Best Ways do Help Make your New Year’s Resolutions Succeed.

Curtiu este post? Acha que vai fazer a diferença na vida de um amigo ou chegado seu? Compartilhe em suas redes para um 2018 explosivo, diferente, conectado e especial.

Lembre-se que a única coisa que te impede de realizar tudo o que você acredita e sonha é você mesmo.

 

 

 

Carla Arena
Carla Arena

Malabarista, curiosa, eterna aprendiz, geek, educadora. Carla é apaixonada por aprender e retribuir. Por isso, se tornou professora e focou em desenhar experiências de aprendizagem para educadores e gestores. Carla sente-se privilegiada em ter trabalhado por 17 anos em uma Binacional em Brasília, a Casa Thomas Jefferson, onde foi Coordenadora do Departamento de Inovação e Tecnologias. Adora estar cercada por pessoas que a inspiram. Para Carla, ser AMPLIFICA significa começar movimentos, conectar educadores e profissionais fantásticos em busca de novos horizontes no meio digital.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.