AMPLICAST 04 | Onboarding – Acolhimento dos Novos Funcionários

 

Os primeiros seis meses de um novo colaborador na instituição são cruciais. É exatamente quando ele/ela decide se vão ou não ficar, e isso tem muito a ver com o processo de onboarding, quer dizer, como será acolhido(a) pela instituição.

O acolhimento tem fases que devem ser bem pensadas e estruturadas para que quem está chegando sinta que tomou a decisão certa de se unir ao time. É estratégico pensar nestas etapas e também não confundir o processo de onboarding com orientação que é toda a parte de documentação e tarefas rotineiras para o novo colaborador. Vai muito além. Geralmente é um processo de ambientação e  acomodação que leva de 6 meses a um ano.

Neste Amplicast discutimos exatamente isso. Como fazer a entrada dos novos funcionários na instituição de modo que faça sentido. Aqui falamos um pouco sobre a parte técnica do onboarding e o desafio de mostrar ao funcionário o lado “oculto” da cultura institucional. Mostramos também um case de onboarding totalmente repensado e remodelado para uma instituição de ensino superior como uma forma mais eficiente e humana de acolher aqueles que estão começando a trabalhar na empresa.

E aqui algumas perguntas a serem consideradas pela as equipes da instituição:

Quando começa o onboarding?
Quanto tempo vai durar?
Qual a impressão que você quer deixar ao final do primeiro dia de trabalho?
Quais serão os “mimos” iniciais para quem entra? Mensagens dos gerentes? Álbum de fotos dos colegas?
Qual será o papel do RH e das diversas áreas e dos outros colaboradores?
O que significa sucesso para a instituição no programa de onboarding?
Quais são os objetivos traçados para os novos colaboradores?

Depois que a equipe pensou nestes passos, é hora de desenhar um plano de ação, quebrando as etapas do processo.

Etapa antes do início do funcionário na Instituição
Primeiro dia de Trabalho
Check-ins e Feedback
Mentoria
Plano de desenvolvimento profissional

 

E aí? Como você avalia a sua instituição no processo de Onboarding? Tem etapas, expectativas e entregas bem definidas por ambas as partes?

Confira os outros episódios do Amplicast.

Referência: https://www.shrm.org/resourcesandtools/hr-topics/talent-acquisition/pages/new-employee-onboarding-guide.aspx 
Carla Arena
Carla Arena

Malabarista, curiosa, eterna aprendiz, geek, educadora. Carla é apaixonada por aprender e retribuir. Por isso, se tornou professora e focou em desenhar experiências de aprendizagem para educadores e gestores. Carla sente-se privilegiada em ter trabalhado por 17 anos em uma Binacional em Brasília, a Casa Thomas Jefferson, onde foi Coordenadora do Departamento de Inovação e Tecnologias. Adora estar cercada por pessoas que a inspiram. Para Carla, ser AMPLIFICA significa começar movimentos, conectar educadores e profissionais fantásticos em busca de novos horizontes no meio digital.

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website

18 + um =